Conheça as doenças transmitidas pelas pulgas

photo [Crédito Imagem: Tecnocell Agro]

As pulgas causam verdadeiros transtornos quando atacam suas vítimas, sejam elas pessoas ou animais.


A verdade é que quando as pulgas atacam, em sua saliva está presente uma substância que, embora cause reações mais intensas em alguns indivíduos do que em outros, provoca sempre coceiras e protuberâncias na pele.
No caso dos animais, as picadas causam grande desconforto, fazendo com que esses reajam coçando-se excessivamente, o que provoca diversas irritações e feridas na pele. Todavia as irritações na pele são relativamente simples se comparadas às outras doenças que as pulgas podem transmitir. Isso acontece porque as larvas das pulgas têm sua alimentação baseada em ovos de solitárias. Assim sendo, quando engolidas, as solitárias passam a se desenvolver internamente, dentro do aparelho digestivo das pulgas.

A contaminação se dá quando um animal acaba engolindo uma pulga infectada, uma vez que nesses casos a solitária passará a se desenvolver internamente no animal, dentro de seu intestino. Como os ovos das solitárias são depositados próximos ao ânus do animal, suas fezes também se tornam infecciosas. Doenças consideradas graves também podem ser transmitidas por pulgas, um caso bem específico é a peste bubônica. A contaminação se dá pelo fato da pulga ser o agente transmissor, transportando a bactéria da peste de roedores para pessoas. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça intensa, exaustão e forte inflamação dos gânglios linfáticos.

Outra doença extremamente grave que pode ser transmitida por pulgas é o tifo murino, causado pela bactéria Rickettsia typhi.

As pulgas dos ratos e dos gatos são potenciais transmissores desta doença para humanos. A contaminação se dá principalmente pelos dejetos das pulgas, uma vez que elas defecam enquanto se alimentam. Os hospedeiros, ao coçarem as fezes infectas, abrem caminho para a entrada da bactéria no organismo. Febre, náuseas e dores de cabeça são alguns dos sintomas preliminares da doença.




Clique aqui e conheça a solução da Tecnocell para eliminar as pulgas. Se você é de empresas especializadas, clique aqui e conheça nossa linha profissional.